Tecnologia

Aplicativo JPEGmini

26 de November de 2015

Meus posts geralmente tem muitas fotos e imagens e eu sempre me preocupei em não deixar o carregamento pesado e também economizar uns MB no espaço em disco da hospedagem do blog, afinal de contas são 10 anos de posts.

Há algumas semanas comecei a reorganizar os posts antigos e também colocar imagens com a largura atual do layout porque na época dos primeiros posts, as resoluções de monitores eram muito menores e consequentemente as resoluções dos layouts também eram. Para se ter uma idéia, a largura de posts era 400px e hoje em dia são 760px.

Encontrei o app JPEGmini que é super prático e estou amando os resultados.

Ele nada mais é do que um compressor de imagens JPEG que deixa seus arquivos de fotos muito mais leves sem perder a qualidade.

O uso é bastante simples, é só abrir o app:

image637

Escolher nas opções para onde os arquivos serão exportados e se desejar ele também redimensiona as imagens, para isso é só colocar a largura máxima.

image639

Depois disso é só arrastar os arquivos para a área em cinza:

image638

E pronto! Lá em cima ele vai mostrando quanto você já economizou de MB das suas imagens:

image640

Eu já economizei mais de 45 MB de espaço da minha hospedagem e ainda nem cheguei na metade das imagens.

O app tem versão grátis e versão paga. A grátis te dá direito de comprimir 20 fotos por dia e a versão paga é ilimitada.

Eu estou usando a versão grátis porque geralmente faço algumas fotos por dia e nem teria tempo para fazer mais que isso.

Tem versão para Mac OS e para Windows.

heart


Leia Também

Deixe seu comentário

30/11/2015 ・ 16:43

Que dica boa Tamara! Tô precisando fazer isso tbm nos meus arquivos, mas deixa eu te perguntar… quando vc redimensiona as imagens não fica ruim a qualidade não?

    01/12/2015 ・ 05:54

    Eu olhei as comparações do site e fiz as minhas próprias antes de optar por usar o app. O que notei é que ele comprime até onde é possível manter a qualidade. Então algumas fotos serão mais comprimidas do que outras.
    Já tentei comprimir pelo próprio photoshop, mas nunca achava o resultado satisfatório e acabava desistindo.