Fotografia

Em busca da câmera perfeita (pra mim)

30 de June de 2017

Um não tão breve histórico da minha busca pela câmera que seja ideal para mim.

Canon T1i

Minha primeira DSLR foi uma Canon T1i que comprei junto com uma lente 50mm 1.8. Fiquei cerca de 4 anos com essa câmera, troquei pela Canon T5i e foi um upgrade grande que me deixou bem feliz. Passei a ter uma câmera mais rápida, com mais qualidade nas imagens, tela touch articulada e outras coisinhas.

Mas lembro de ter chegado em um ponto que eu tinha 4 lentes, comecei a achar que era muito, que não precisava de tanto e era hora de pesquisar alguma câmera e/ou lente que diminuísse meu kit. Era uma época que eu queria carregar a câmera na bolsa, registrar mais meu dia-a-dia e por isso queria ter um kit menor, mais leve e mais versátil.

Cogitei uma LX-100 da panasonic que é uma câmera compacta, muito versátil, com ótima qualidade, mas com uma lente fixa. Aí bateu o medo de não me acostumar/gostar da lente que vem com ela e aí não dá para trocar.

Pensei na Canon 70D que tem um auto-foco maravilhoso, mas vi em vários grupos sobre um problema que muita gente teve com a queima da placa dessa câmera. Hoje muito tempo depois, a Canon está fazendo o reparo dessas câmeras defeituosas sem cobrar. Mas ficar com um equipamento que pode te deixar na mão a qualquer momento não é uma boa ideia para mim.

Foi então que eu cheguei na Panasonic G7 que é uma câmera incrível, tem uma nitidez absurda, grava 4K, tem várias funções, 40 pontos de foco a mais que a T5i, ISO que aguenta muito mais sem granular e ainda é uma mirrorless menor e mais leve.

Passei pouco mais de um ano com ela e aprendi a tirar o melhor dessa câmera.

Panasonic Lumix G7 x Canon T5i

Série de posts que fiz sobre a G7:
- Porque troquei a Canon pela Panasonic
- Minhas impressões da Panasonic Lumix DMC-G7
- Review da Panasonic Lumix G7

Mas há algumas semanas me vi na mesma situação de quando tinha a T5i, uma câmera, um kit de 4 lentes e aquela sensação de ter muito mais do que preciso.

Novamente comecei a cogitar outra câmera, menor, mais leve e que me permitisse ter uma ou duas lentes no máximo.

Comecei a olhar mais a fundo a Sony a6300 que eu já conhecia , também é uma mirrorless, tem tudo que a G7 tem e vendo os vídeos dela, fiquei impressionada com o auto-foco. Ela tem o auto-foco que eu sempre esperei de uma câmera. Na G7, eu tinha 49 pontos de foco. A sony tem 425! Ela foi lançada em 2016 e pelo menos na época era considerado o auto-foco mais rápido do mundo.

Panasonic Lumix G7 14-42mm x Sony a6300 16-55mm

Esse acho que foi o principal motivo para eu ter escolhido comprar a a6300, como gravo sozinha poder confiar no auto-foco da câmera me dá muito mais liberdade de fazer coisas diferentes.

Além, disso, ela consegue ser menor que a G7, tem um desempenho em pouca luz um pouco melhor e o sensor é um pouco maior (APS-C x Micro 4/3).

No momento pretendo ficar com a lente do kit e pegar uma 35mm 1.8. Espero não ser um caso perdido e finalmente sossegar com esse kit.

Sei que o post ficou grande, mas eu amo falar de câmera, fotografia e vídeo. Aliás, no próximo post eu conto mais sobre as especificações, prós e contras e já faço logo um review ou "primeiras impressões".

heart

, ,
Leia Também

Deixe seu comentário

30/06/2017 ・ 15:02

Eu também estou nessa vibe de levar uma câmera menor aonde eu vou. Eu comprei uma Samsung NX Mini. Ainda não comprei as lentes dela. Ela não é como a minha T1i, mas é muito boa para levar em viagens.

Estou querendo comprar as lentes dela, mas isso não é prioridade na minha vida agora…

Amei o seu post!

Beijinhos

03/07/2017 ・ 10:56

Depois que eu comprei a G7x MII para fazer vlogs quase não tenho usado minha t5i também! Essa da Sony é um sonho de consumo, mas é cara né? Conta onde vc comprou e o preço no próximo post, tô esperando pra ver! =)

Liliana
03/07/2017 ・ 15:04

Oi, linda! Queria uma ajuda sua…

A minha filha de 12 anos me pediu uma câmera de presente ( aniversário) , mais estou meio perdida para escolher uma boa, porém com um preço não tão salgado… qual vc me indicaria? Pode me ajudar? Sigo você a muito tempo e sei o quanto ama fotografar e entende dessas coisas, se puder me dar essa ajudinha.

    03/07/2017 ・ 15:37

    Oi Liliana muito obrigada!
    Me fala mais ou menos até quanto você pretende gastar porque tem câmeras de todos os preços, aí fica mais fácil ajudar 😉