Dia-a-Dia

Luz pulsada X Laser: qual a técnica mais adequada para você

30 de October de 2016

Com a aproximação do verão, aumenta a procura de mulheres e homens por métodos de depilação, e dentre as técnicas mais procuradas, a luz pulsada e o laser oferecem possibilidades de eliminação definitiva dos pelos corporais. Quando utilizados com segurança e dentro dos limites recomendáveis, esses métodos garantem efeitos duradouros, preservando a pele. Além disso, os dois procedimentos estéticos representam uma solução para problemas dermatológicos, como o tratamento de manchas faciais, rugas, flacidez, e para a eliminação de micro-varizes e pelos encravados (foliculite).

Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

Fotodepilação

Também chamada de luz intensa pulsada, essa tecnologia estética se baseia na emissão de luz e calor que atinge as células germinativas dos pelos, evitando que eles cresçam novamente. O método se baseia no aquecimento da luz, que penetra nas camadas mais superficiais da derme e atinge o folículo a partir da emissão de luzes de várias cores com ondas de comprimento diferentes. A luz pulsada é um método indolor que não agride a derme, e pode ser utilizado em pessoas com qualquer tonalidade de pele, se diferenciando do laser, que só possui um comprimento de onda.

Depilação a laser

A partir da tecnologia de emissão de luz, o laser é absorvido pelos pigmentos marrons dos pelos, o que gera uma produção de calor que atinge o folículo capilar, eliminando os pelos desde a raiz. Esse método tem mais ou menos eficácia de acordo com o tom e o tipo de pele do paciente e seus resultados são mais satisfatórios em pessoas de peles claras e pelos mais escuros. Mas o desenvolvimento dos equipamentos atualmente permite sua aplicação em pessoas com tons de pele morena e negra, evitando que a pigmentação escura da pele também absorva o laser.

Cuidados: Quem deseja realizar depilação definitiva, tanto utilizando a luz pulsada quanto o laser deve sempre procurar por profissionais registrados que atuem na área da saúde estética como dermatologistas e esteticistas, o que vai garantir a segurança e eficácia do tratamento escolhido. É importante observar também se o equipamento utilizado possui certificação na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esse tipo de procedimento pode gerar desconforto em pessoas mais sensíveis e é recomendado nesses casos o uso de cremes anestésicos antes de cada sessão de depilação.
A depilação definitiva é contraindicada para portadores de vitiligo, lúpus, pessoas que tenham tendência à formação de queloides e que façam uso de medicações como o Roacutan (um fotossensibilizante) e outros antibióticos e antiacneicos. Nesse caso, a pessoa deve aguardar ao menos três meses após o fim do tratamento com o medicamento.

Pacientes com pele bronzeada devem evitar a realização do tratamento e a exposição ao sol da área tratada deve ser evitada por até duas semanas. E é fundamental o uso constante de filtro solar para evitar o aparecimento de manchas ou queimaduras na pele sensível.

Vantagens e desvantagens

Veja aqui um comparativo entre os dois métodos de depilação definitiva e descubra qual o procedimento mais adequado para as suas necessidades.

Depilação por luz intensa pulsada

- Resultados precisam de maior quantidade de sessões
- Necessário mais de seis sessões, em média
- Praticamente indolor
- Mais barato (sessões com custo médio a partir de 60 reais)
- Pode ser necessária uma manutenção anual
- Risco mínimo de manchas e queimaduras
- Menos agressiva

Depilação a laser

- Resultados aparecem com menor número de sessões
- Mínimo de cinco sessões, em média
- Pode ser um pouco dolorido para algumas pessoas
- Mais caro (sessões com custo médio a partir de 200 reais)
- Pode ser necessária manutenção após cinco ou dez anos
- Risco alto de manchas e queimadura
- Mais agressiva

*Guest Post

heart

,
Leia Também

Deixe seu comentário

Paula Cordeiro
08/11/2016 ・ 02:40

Amiga eu fiz os dois. Comecei com a luz pulsada e depois fui pro laser. Os resultados do laser são MUITO melhores mas a dor tb é BEM maior. 😘