Fotografia

Minhas impressões da Panasonic Lumix DMC-G7

14 de April de 2016

Resolvi dividir a minha experiência com a Lumix G7 em três posts para deixar tudo mais organizado e também porque serão posts longos. Geralmente sou mais objetiva, mas encontrei tão pouco material sobre o assunto em português, que achei por bem contribuir de uma forma mais detalhada. O primeiro post foi Porque troquei a Canon pela Panasonic, este aqui é um "Primeiras Impressões" e o próximo será um Review mais detalhado sobre as funções.

Escolhi a Lumix G7 para gravar vídeos. Em um primeiro momento a idéia era ficar com ela, manter a Canon T5i para fotos e depois de estar familiarizada com as duas em várias situações escolher uma e desapegar da outra. Nunca achei necessário ter duas câmeras como essas para o meu tipo de uso, pelo contrário, minha intenção é e sempre será simplificar e diminuir a quantidade de coisas.

Pois bem, a G7 ia chegar no dia do meu aniversário, mas como ia passar o dia fora e sim estava muito ansiosa para pegar a câmera que deveria ter chegado uns dias antes, passei no correio, peguei ela e saí para fazer o que tinha programado.

Fiquei com a câmera na bolsa e ali ela já começou a me ganhar. Não parecia que eu tinha uma câmera dentro da bolsa, a diferença do peso das duas em teoria não é muita coisa, mas na prática foi gritante.

Panasonic Lumix DMC-G7 Lentes: 14-42mm, 42.5mm 1.7 e 20mm 1.7

Panasonic Lumix DMC-G7
Lentes: 14-42mm, 42.5mm 1.7 e 20mm 1.7

Passei os últimos 6 anos totalmente habituada aos menus da Canon e em um primeiro momento dá um certo medo da quantidade de botões da G7 e daquele menu totalmente novo para mim. Basicamente as funções são as mesmas em todas as câmeras, eu sei, mas ela tem algumas diferentes que eu ainda estou descobrindo como usar da melhor maneira. O menu em si é bem simples e intuitivo, mas a minha dificuldade está sendo em funções novas que eu não conhecia.

Sou do time das pessoas que gosta e lê manuais e o manual da G7 é bem limitado. Ele basicamente te ensina a montar a lente, colocar a bateria e clicar. Não tem detalhes sobre cada uma das funções e para que servem, então estou aprendendo meio que sozinha mesmo.

image672

Acho que em uns 3 dias testando a câmera me senti segura em escolher a G7 e deixar a T5i ir embora.

Eu tinha a T5i com lente 18-55mm e lentes 24mm 2.8 STM e 50mm 1.8 STM. Para substituir esse kit, além da 14-42mm que veio com a G7, comprei uma 20mm 1.7 e uma 42.5mm 1.7 e só tenho elogios para essas duas lentes.

Para ser bem honesta, achei a 14-42mm muito boa para uma lente de kit. Ainda assim, a menos que você tenha dinheiro para comprar uma lente zoom clara muito incrível, sempre vale a pena investir em lentes prime (fixas) porque a qualidade delas sempre será superior.

Há uns meses fiz um post sobre a 24mm 2.8 da Canon e comparei com a 18-55mm do kit. Dessa vez fiz o mesmo com as lentes lumix 20mm e 14-42mm do kit.

Então nos exemplos abaixo (clique para ampliar) é possível ver não apenas uma comparação entre lentes do kit x primes, como também o resultado em cada uma das câmeras:

Esquerda: Canon 18-55mm STM em 24mmDireita: Canon 24mm 2.8 STMCâmera: T5i

Esquerda: Canon 18-55mm STM em 24mm
Direita: Canon 24mm 2.8 STM
Câmera: T5i

Esquerda: Lumix 20mm 1.7 Direita: Lumix 14-42mm

Esquerda: Lumix 20mm 1.7
Direita: Lumix 14-42mm em 20mm
Câmera: G7

Nenhuma foto foi tratada, estão exatamente como saíram das respectivas câmeras. Em cada um dos exemplos as duas fotos foram feitas com a mesma abertura, velocidade, ISO, balanço de branco, perfil de cores, etc... A única coisa que mudou foi a lente.

Não sei explicar qual a tecnologia usada pela Panasonic já que essa câmera tem um sensor menor, mas na prática tenho notado minhas fotos mais claras e mais nítidas do que eram antes usando basicamente as mesmas configurações.

Quando fazia fotos com a Canon, era regra sempre abrir o photoshop e colocar um pouquinho mais de brilho, contraste e unsharp mask para melhorar a nitidez.

Com a G7 eu não sinto essa necessidade, quando zero o fotômetro minha foto já sai "pronta" da câmera.

Outra diferença grande que notei: raramente usava uma lente como a 50mm em 1.8 que é a abertura máxima porque sabia que só uma área muito pequena da foto ia ficar em foco e o resto não teria nitidez nenhuma.

Só que mesmo usando abertura 1.7 na G7, ainda vejo bastante nitidez nas fotos. E claro que isso tudo também vale para os vídeos.

Lente 42.5mm 1.7 Abertura 1.7 Velocidade 1/400 ISO 400

Lente 42.5mm 1.7
Abertura 1.7
Velocidade 1/400
ISO 400

No próximo post que será o último dessa série de 3, vou focar mais sobre as principais funções e a usabilidade de cada uma delas.

heart

, ,
Leia Também

Deixe seu comentário

14/04/2016 ・ 12:21

Juro que eu pensava que era só comigo que acontecia isso: ter que ajustar o brilho de todas as fotos, contraste e nitidez em TODAS as fotos que eu faço. Tenho uma Canon!
Quando fotografo, a foto sai perfeita no visor da camera, mas quando passo para o computador ela perde o brilho…. não sei o que acontece.
Sobre a panasonic, ela parece que deixa as cores mais quentes com um contraste melhor, é isso mesmo? estou enxergando direito?
Bjs.

    14/04/2016 ・ 14:27

    E eu achava que era a única a ter que fazer esse tratamento básico em todas as fotos da canon. Aliás o visor sempre me enganou. Em fotos ainda era mais fácil arrumar, mas tenho vídeos que ficaram escuros ou estourados porque confiei no visor da câmera.

    Sobre as cores, elas variam mesmo de uma marca para outra, quem tem o olhar mais apurado sei que sabe dizer se uma foto que não foi tratada saiu de uma canon, nikon, panasonic ou outra marca. O que notei nessa comparação é que achei as cores mais reais e no caso das folhas ao fundo, ficaram mais nítidas na G7.

14/04/2016 ・ 13:09

Gostei bastante da comparação entre as lentes, e de primeira achei que você tivesse passado a foto pelo Photoshop, pois como usuária da Canon entendi perfeitamente quando você disse ter que passar ela por algum editor para melhorar coisa ou outra.
Uma das coisas que gostei muito foi a 42.5mm. A foto ficou bem nítida e o fundo bastante desfocado daquele jeito que todo mundo gosta 🙂
Beijos!

Núbia
15/04/2016 ・ 18:12

Já quero trocar a minha Canon! Tamara, escreva os prós e contras de cada uma, por favor. Uso a Canon profissionalmente, mas estou pensando seriamente em trocar de marca pelo mesmo fator em comum: tratamento (desesperador) das imagens rsrs.

    Núbia
    15/04/2016 ・ 20:40

    OBS.: Acabei de ler o primeiro post sobre suas primeiras impressões, ainda não havia visto! Então faço um novo pedido, um review mais detalhado sobre as fotos que ela faz (já que vídeo é o seu foco), se compensa a mudança nesse ponto. Um abraço!

      16/04/2016 ・ 07:17

      Ainda não tive tempo de sair de só para fazer fotos com ela, mas devo fazer isso em breve e aí vou mostrar mais fotos e dar mais detalhes sobre as funcionalidades, usabilidade e o que achei do resultado das fotos. Só lembre-se que não sou profissional, tá? :*

        Núbia
        17/04/2016 ・ 17:36

        Valeu Tamara! Suas fotos e vídeos são dignos de serem de um profissional, uma vez que a qualidade e edição surpreendem. Eu amo! Bjs

16/04/2016 ・ 18:57

Tenho muita vontade de migrar para uma mirrorless por N motivos. Um deles é justamente o peso, pois minha câmera (tenho uma Nikon) pesa pra caramba na bolsa, e sempre que saio pra fotografar com ela eu sofro bastante. Também preciso quase sempre fazer ajustes no Lightroom/Photoshop, o que consome tempo e muitas vezes paciência né? Achei magnífica a claridade dessa lente kit da Lumix, e quando a gente compara com a 18-55mm da Canon isso fica ainda mais perceptível 🙂

19/04/2016 ・ 15:05

UAU, a diferença na iluminação é impossível de ignorar! E esse seu comentário sobre o peso da Lumix me chamou muito a atenção, pois eu sempre tive preguiça de andar com a minha Canon justamente por ela ser um trambolho e pesada! rsrs

Ansiosa pelos próximos posts <3

20/04/2016 ・ 19:17

Eu que sempre tenho sonhado com um “camerão” como a T5i, agora já quero uma G7 pra chamar de minha. A diferença entre as fotos é gritante. Comparada com a foto da G7, a da T5i está com baixa definição.
Uma pena o preço dela estar tão alto aqui no Brasil 🙁
Acho que vou precisar engordar meu cofrinho da câmera por um bom tempo com o desejo novo… haahuahau
E já mudando de assunto, esses seus funkos de Alice estão de arrasar! *___*

06/05/2016 ・ 00:44

Olá Tamara, sigo seu blog e amo suas fotos, produções, receitas… tudo!
Estava observando sua troca de câmeras e li em seu outro post que vc mencionou o site BH. Você comprou por ele? Estou muito interessada em comprar uma câmera como esta nova Panasonic Lumix DMC – G7.
Se não se importar, poderia me ajudar me dizendo quanto tempo demorou para chegar e se vc foi taxada?
Ajudaria muito estas informações.
Se preferir, entro em contato com você por email. Mas gostaria muito de saber sua opinião.
desde já te agradeço.
Um abraço, C!

    06/05/2016 ・ 07:10

    Oi, eu não comprei a câmera pelo site da BH, mencionei pela comparação de preços porque os preços aqui do Brasil às vezes são surreais. Bom eu comprei de um vendedor da Sta. Efigênia através do Mercado Livre. Mas depois de comprar a câmera eu queria comprar uma lente e uma bateria reserva que não achei aqui no Brasil. Esses dois itens vieram da BH e eu encomendei e comprei através do Matheus: https://www.facebook.com/TeoCameras. Como era minha primeira compra com ele, apesar das recomendações preferi fazer pelo mercado livre e foi tudo certo. Ele é super atencioso e sempre me respondeu rápido, recomendo mesmo.
    Comprar direto pela BH via correio até dá, mas ou você paga o imposto direto no ato da compra, e esse valor é uma pequena fortuna, tipo seu gasto dobra, ou você deixa para pagar o imposto aqui no Brasil, e como eles enviam nota fiscal é praticamente certo pagar.
    Se precisar de mais informações pode me escrever: tamaradc@gmail.com 😉

      06/05/2016 ・ 21:23

      Muito obrigada pela atenção Tamara e obrigada por me passar as dicas e os links. Vou entrar em contato com ele e depois conto o resultado.
      Adoro seu blog, ele é lindo. Parabéns!
      Um abraço, C!

28/09/2016 ・ 19:25

Olá tudo bem ? Tenho uma t5 e estou pensando em migrar para a g7 vc poderia me informar onde comprou a sua e o que achou para fotografia ?

    30/09/2016 ・ 07:07

    Oi Natália, eu comprei pelo mercado livre, mas o vendedor não vende mais câmeras. Posso te indicar o Teo: https://www.facebook.com/TeoCameras . Eu comprei lente e bateria com ele. Até teria comprado a câmera,mas só o conheci depois. Se conversar direitinho ele até coloca no mercado livre para você.
    Sobre fotografia, tem algumas pessoas que falam que o forte dela é vídeo e acredito que seja apenas pelas inúmeras funções que ela se destaca nesse quesito. Minha experiência com fotos até agora me agradou MUITO.
    No final desse post coloquei algumas fotos que tinha feito com ela até então e você pode tirar suas conclusões: http://true-luv.com/review-panasonic-lumix-g7/
    Mas ó, se você tem uma t5, vai sentir uma grande diferença para a G7, vale a pena sim 😉