Tecnologia  27/06/2012 

Dicas de apps para Mac OS X

Como falei em outro post, resolvi fazer uma lista com alguns aplicativos que tenho usado e gostado.

Dicas e aplicativos para Mac OS X

GeekTool - Video tutorial de como adicionar data e hora ao wallpaper (canto superior esquerdo da imagem acima).

Photoshop CS6 - Video tutorial em português de como instalar e link de onde baixar.

Twitter - aplicativo do twitter

The Unarchiver - descompacta arquivo zip, rar e outros formatos.

CCleaner - Já usava no windows, ele remove arquivos desnecessários e melhora o desempenho.

TextWrangler - Ainda não tive muita oportunidade de usar, mas é um editor de texto e código simples, substitui muito bem o Windows Notepad.

WeatherSimple - Mostra a temperatura atual e a previsão do tempo para os próximos 3 dias. Pequeno, simples e funcional. Fica na barra superior e não atrapalha.

Quick Note - Eu não confio na minha memória, então estou sempre anotando tudo e geralmente o próximo passo é perder os papéis com as anotações xD Esse é o motivo principal que me faz gostar tanto desse app. Ele é simples, (lembra muito o Notas do iOS) e mantém minhas anotações organizadas.

Keeper - Esse é um daqueles app para guardar senhas. Há versões dele para Mac, PC, iPhone, iPod e iPad, então comprando a versão paga do app ($9.99/ano) dá para manter as senhas sincronizadas em outros dispositivos.

Cappuccino - Leitor de feeds. Tem um visual bonito e é free, mas senti falta de algumas funcionalidades.

Reeder - Outro leitor de feeds, gosto mais desse e é o que tenho usado. Ele é pago ($4.99), tão bonito quanto o anterior, mas achei a navegação melhor. Só faltou a opção de compartilhar artigos no facebook.

VLC - É um media player, lê vários formatos de videos, uso muito para ver séries em formato RMVB.

App Cleaner - Desinstala completamente arquivos de aplicativos que você quer excluir.

Cyberduck - Há uns bons anos meu FTP é uma extensão para o Firefox (FireFTP). Ainda acho ótima, porém, percebi que só abria o Firefox quando precisava do FTP. Resolvi procurar um app e achei o Cyberduck. Ainda não usei muito, mas por enquanto atendeu muito bem para o que eu precisava. Tem versão para Windows.

ToyCamera - Esse foi o primeiro app que conheci para aplicar filtros em fotos, simulando os efeitos de câmeras antigas. Bem antes de existir o Instagram eu usava ele e ainda gosto muito. A versão free coloca uma marca d'água bem pequena no canto inferior direito da foto. A versão paga sem marca d'água custa ¥1,050 (uns R$28,00). Também tem versão para Windows

Atalhos de Teclado

No site da apple tem uma lista com vários atalhos. Eu selecionei os mais básicos que tenho usado bastante:

*Mostrar Desktop: Command+F3
*Fechar app: Command+Q
*Tirar print da tela: Command+Shift+3
*Tirar print da tela selecionando apenas uma área: Command+Shift+4
*Esconder e mostrar o Dock: Command+Option+D
*Abrir imagens no visualizador: Command+A (para selecionar todas as imagens da pasta) e depois Space.

,
Leia Também

Deixe seu comentário

27/06/2012 ・ 12:32

Óptimas dicas, Tamara! E mesmo muito úteis! Já tenho o meu Mac há um ano e ainda continuo a descobrir aplicações e coisas fantásticas nele. Este teu post ainda me trouxe mais. 😀 Muito obrigada.
O Photoshop CS6 era sem dúvida um aplicativo que preciso mesmo muito e andava maluca à procura de uma key para ele. Como já te deves ter apercebido, arranjar keys para Mac é muito mais complicado do que para Windows. Então imagina quando estás num curso superior onde precisas de todos os programas Adobe e mais alguns! Às vezes dou em louca.xD Mas lá consigo, com muito esforço. Mas vale bem a pena, depois de ter comprado o meu Pro, não volto nem “morta” para o Windows.
Quanto à aplicação do Twitter, ainda não a tinha testado, por muito inacreditável que isto seja. Uso diariamente o Twitter e uso a aplicação para o iPhone, mas no Mac andava a usar o TweetDeck e, desde há pouco tempo, o HootSuite. Mas a verdade é que, ao contrário de toda a gente, não me consigo habituar a este último. Acho demasiado confuso e muito pouco userfriendly. Mas gostei desta aplicação do Twitter, vou sem dúvida passar a usá-la. =)
De resto: Para desencriptar utilizo o UnRarX, para editor de texto e html utilizo o próprio Editor de Texto que o mac já traz, para o tempo e para as notas os próprios widgets de origem chegam para mim, para guardar chaves o Porta-chaves também me chega. Para ler os meus feeds acabo por utilizar o Bloglovin para os blogs e o resto utilizo mesmo o Mail. Para FTP comecei há pouco tempo a utilizar Transmit e estou a gostar bastante.

Mas continuo sempre a descobrir novas e a conhecer novas.
A última que fiquei a descobrir foi o Pixelmator, uma boa opção ao Photoshop, com uma área de trabalho bastante parecida mas mais leve e simples. Gostei bastante, mas infelizmente é igualmente paga.

Tamara, mais uma vez muito obrigada pelas sugestões! E hei-de voltar cá para ver mais! 😀
Um beijo.

    27/06/2012 ・ 13:20

    Realmente é bem mais difícil encontrar keys para mac, mas também espero não precisar voltar para o windows nunca mais xD
    Já tentei usar TweetDeck e o HootSuite, mas os dois tem mais funções do que eu preciso, gosto de app simples e o do twitter tem o básico e é bem funcional.
    O widget do tempo é bom mesmo, o que gostei desse que indiquei é que ele sempre fica a vista sem atrapalhar.
    Vou olhar os apps que você falou, muito obrigada por compartilhar 😉

27/06/2012 ・ 20:20

Dicas legais e wallpaper lindo, de que site foi ?

28/06/2012 ・ 08:44

Uau, o visual MAC já é outra coisa… mas os comandos são bem diferentes, deve tá uma confusão leve no começo ne? ^_^ E os apps pagos não têm jeito né, não tem serial nem nada que burle? Beijos!

Geisa
28/06/2012 ・ 15:44

Adorei seu wallpaper!

28/06/2012 ・ 22:05

Oie tudo bem?
Gostei do post =), aonde vc pegou esse wallpaper? poderia me ajudar? Bjs!

    29/06/2012 ・ 09:20

    Já tenho ele há algum tempo e não lembro onde peguei. Vou dar uma procurada e se encontrar aviso 😉

30/06/2012 ・ 15:31

adorei tudo isso! rs Sabe que eu nunca baixei nenhum aplicativo no meu mac! #fail Meu pai tinha um que era uma joaninha que ficava andando na tela, algo assim rs
Adorei as dicas!!! Obrigada!!!!!

30/06/2012 ・ 21:47

Muito útil! Eu migrei pro mac faz pouco tempo e de vez em quando ainda me complico pra achar programas/atalhos que fazem algumas das funcionalidades básicas do windows.

Ah, deve ser a primeira vez que comento aqui. Acompanho teu blog faz eras, Tamara, e sempre venho na parte de extras pra tirar alguma dúdiva 🙂

Obrigada por compartilhar!

01/07/2012 ・ 10:48

Adorei a dica e o walpaper!!! Bom domingo

01/07/2012 ・ 21:41

Minhas dicas são:

Vim -> uso para programar, mas é um editor de texto, basta abrir no terminal: vim arquivo.extensão (reconhece os formatos das linguagens);
Dossier -> App de notas, salva todas as notas num lugar, muito util!
Linkinus -> cliente IRC;
Adium -> cliente IRC entre outros;
iTerm -> terminal, muito melhor que o que vem no mac os;
Wunderlist -> reminder, tbm tem pra iphone e ipad (free);
VMware fusion -> pra quem precisa rodar outros SO (Windows, Linux, etc);
social pro -> fica na barra de ferramentas, da pra acessar o facebook, gmail, twiiter, ele avisa qdo tem msgs novas, mto bom!
mac ports -> intala pacotes por linha de comando (tipo linux), mto bom tbm!

Acho que é isso 😀

27/07/2012 ・ 12:56

Quero muito um Air, tenho um iMac e o OS X é simplesmente muito bom. Já tenho dificuldade em usar Windows, estou completamente habituado aos atalhos e intuições do mac.