Fotografia  22/03/2016 

Porque troquei a Canon pela Panasonic

Minha primeira DSLR foi uma Canon T1i. Passei pouco mais de quatro anos com ela antes de trocar pela T5i. Foi um grande upgrade pra mim e ainda posso afirmar que a T5i é uma excelente câmera.

canonkit

Cheguei a ter um kit legal de lentes para ela, mas aí veio a vontade de substituir tudo isso por uma câmera menor, de qualidade e que fosse mais leve para não pesar na bolsa.

Namorei uma Panasonic LX-100 que tem lente fixa, porém o sensor é maior que de uma câmera point and shoot, a lente é uma Leica que é clara e versátil (24-75mm f/1.7-2.8), WIFI, filma em 4K e claro, pelos reviews que vi na época as imagens têm muita qualidade.

Mas como eu já estava fazendo vídeos para o meu canal fiquei com receio dela não me atender completamente e o fato do visor ser fixo pesou bastante já que gravo sozinha.

Por um tempo deixei esse assunto pra lá.

Há alguns meses passei a sentir que meu kit de câmera e lentes já não rendia tudo o que eu gostaria nas condições que tenho para filmar (luz artificial principalmente).

Meu plano era trocar a T5i por uma Canon 70D para um certo ganho em nitidez, auto foco melhor para os vídeos e outras coisinhas.

Como participo de alguns grupos de fotografia/film makers, soube de muita gente com problemas na 70D, geralmente um certo "erro 80". E embora sempre tenha um ou outro que ainda está com a câmera funcionando, o orçamento de reparo é mais de 2 mil.

Risquei a 70D dos meus planos.

Panasonic DMC-G7 x Canon T5i

Panasonic DMC-G7 x Canon T5i

Nesses mesmos grupos conheci a Panasonic DMC-G7 que foi lançada no ano passado. Ela é uma mirrorless, tem wifi, filma em 4K, tem 49 pontos de foco, umas funções legais de timelapse, HDR, dupla exposição, foto panorâmica... e o principal: a nitidez e um ISO que aguenta mais sem dar muito ruído. Além de ser bem menor e mais leve que a T5i.

O preço no site da BH é praticamente o mesmo: T5i com a lente do kit 18-55mm STM US$599.00 e Panasonic Lumix DMC-G7 com a lente do kit 14-42mm US$597.99. Por isso ela vem sendo apontada como um dos melhores custo x benefício especialmente para quem faz vídeos.

Aqui no Brasil a realidade é outra e ela custa bem mais que uma T5i. E como tudo tem pontos negativos e positivos, listei algumas coisas que percebi até agora em termos de vantagens de uma em relação a outra:

T5i

- Sensor maior (APS-C 22.3mm x 14.9mm x Micro 4/3 17.3mm x 13.0mm)
- Maior variedade de lentes e com preços melhores
- Mais robusta e resistente
- Aqui no Brasil é mais barata e o comércio de usados é muito maior

G7

- Mais leve
- Mais nítida
- Wifi
- Cinelike D
- Filma 4k e 1080p/60p
- 49 pontos de foco (contra 9)
- Mais opções nativas como HDR, Timelapse, Dupla Exposição, Foto Panorâmica, etc...

O mercado da Canon é muito maior, pelo menos por aqui, mas ao que tudo indica a intenção não é fazer câmeras com mais funções para vídeos. Um exemplo é o 4k, até o meu celular faz e a Canon só tem uma câmera de 8 mil dólares que faz isso.

Triste foi ter que me desfazer das minhas lentes canon que eu amava. Até existem adaptadores, mas os que dão controle total da lente custam o preço de uma câmera nova. Então resolvi investir em lentes panasonic.

No final das contas juntei a vontade de ter uma câmera menor com a "necessidade" de mais funções para vídeos.

Até agora estou feliz com a minha troca. Tenho mexido nela para me situar em relação aos botões e funções e assim que conhecer mais sobre a câmera volto para fazer o review.

,
Leia Também

Deixe seu comentário

22/03/2016 ・ 09:12

Uau! Que legal, Tamy. Eu não conheço muito sobre câmeras além da Canon, até hj estou com a minha 50d q uso apenas para fotografar, apesar de ter instalado o Magic lantern. Acho que pelo que ando observando, o futuro das câmeras é ser mais leve, ter wifi, e seguir na evolução dos sensores. Uma pena mesmo é o Brasil não ajudar no quesito dólar e importação. Nessas horas eu lembro daquela vez q o pessoal fez as contas e compensava comprar o PS4 indo viajar pro exterior do q importando.

Um beijo! E feliz aniversário atrasadérrimo! :*

23/03/2016 ・ 13:55

Estou namorando muito umas da Sony Alpha, mas o amor que eu sinto pela Canon + falta de dinheiro não ajudam muito :/
Recentemente comprei uma T5I e foi graças as maravilhas que você falou sobre ela, porque eu tinha intenção de pegar uma mais profissional, embora não trabalhe profissionalmente.
Também fiquei triste junto de você pelas lentes. Elas são tão baratas e as vezes fazem alguns milagres pela gente, e também pelo preço de um adaptador, o negócio mesmo é vende-las para comprar as lentes próprias da marca.
Não vejo a hora do review dela pra já colocar na listinha de coisas que eu quero, hahaha.
Beijos ♥

26/03/2016 ・ 21:35

Eu comprei uma mirroless pensando no canal também, por ser mais leve pra carregar e no meu caso, eu ia comprar uma DSRL, mas não ia saber mexer, não queria gastar tanto com lentes… optei por uma mirrorless da Sony mesmo.
No final das contas, é como vc disse, Tamara… uma câmera menor + a necessidade de mais funções para vídeos.
Beeijos

26/03/2016 ・ 23:34

Também acabei trocando a minha Canon! Embora goste muito das lentes que tenho, toda vez que saía a Canon por ser grande e pesada acabava ficando na mala/bolsa.

Escolhi uma Leica D-LUX, a lente dela é fixa (24-75mm) e clara – uma beleza para as fotos que tenho tirado no momento. Nessa última viagem levei as duas – pois achei que sentiria falta da Canon, mas ela foi só passear de novo mesmo!

A Leica acabou dando conta até das fotos da aurora boreal (é uma câmera super leve e pequena) – me arrependo de não ter trocado antes! Agora preciso vender a Canon e as lentes! 😛

    27/03/2016 ・ 06:42

    E você achou mesmo que não reparei naquela Leica pendurada no seu pescoço? Hahaha Vi as fotos lindas que ela faz. A LX-100 que eu pensei em comprar primeiro é bem parecida com essa Leica, até a lente é da marca, só que o corpo é panasonic.
    Rola um post contando mais sobre a câmera? *-*

28/03/2016 ・ 16:59

A nova tem um arzinho vintage né?! Quando comprei a DSLR optei pela Nikon (D5300) a escolha foi justamente pela variedade e facilidade de encontrar lentes e “apetrechos” para ela. Além da Nikon estou com uma GoPro 4 Black, que está sendo um ótimo investimento também. Ainda não faço grandes vídeos para o blog, ainda estou na fase de aprendizado de ambas, hahahaha.

Beijos!

31/05/2016 ・ 15:41

Estou maluca por uma T5i.. meu sonho é ter aquele fundo desfocado nos vídeos. Tem uma câmera mais em conta que você me indica?

    01/06/2016 ・ 07:35

    Fundo desfocado quase qualquer câmera faz. Nesse vídeo você pode ver sobre o que eu estou falando: https://www.youtube.com/watch?v=3-guDkUDPB0
    Agora para indicar teria que saber qual teu orçamento. Por agora posso dizer que tem muitas câmeras usadas em ótimo estado por preços bem acessíveis nos grupos de revenda do facebook 😉